quarta-feira, 18 de junho de 2014

Função do 2º Grau

 Definição

Função Polinomial do 2º Grau ou Função    Quadrática é a função real definida por:              f(x) = ax2 + bx + c,    onde a, b e c são coeficientes reais, sendo a ≠ 0.

Vejamos alguns exemplos de função quadrática:
a) y = x
22 – 5x + 6, na qual a = 1, b = -5 e c = 6   b) y = - x2+ x , na qual a = - 1, b = 1 e c = 0 
c) y = 3x2 – 4x, na qual a = 3, b = -4 e c = 0
d) y = 2x2 – 1, na qual a = 2, b = 0 e c = -1


As raízes da função f(x) = ax2 + bx + c,  são obtidas através da fórmula de Bhaskara (Raízes da função) 
 onde é denominado discriminante de f(x).


O gráfico da função e as raízes 
A parábola corta o eixo do  x  nas raízes e o eixo  y  no valor de c.


Concavidade da parábola
A parábola pode ter a concavidade voltada para cima ou para baixo.
 A parábola tem a concavidade voltada para cima quando a > 0 enquanto tem a concavidade voltada para baixo quando a < 0.



                              a > 0                                                                    a < 0


Obs: A parábola pode cortar ou não o eixo x (a > 0)
duas raízes reais (dois pontos no eixo x)




(a > 0) duas raízes reais e iguais ( um único ponto no eixo x)

Delta < 0 Não há raízes reais (a parábola não corta o eixo x)

O valor de  c  no plano cartesiano

Resumindo


VÉRTICE DA PARÁBOLA:

O vértice da parábola determina o ponto de mínimo (a > 0) ou de máximo da função (a < 0). Tal vértice será o par ordenado (xv,yv).

Valor mínimo (a > 0)



Valor máximo (a < 0) 



Fórmulas para calcular as coordenadas do vértice.


                                                              
Observe bem aluno(a)s do TE1 e TEM 1

Conjunto imagem da função quadrática.
O conjunto imagem é determinada no eixo  y  do plano cartesiano
1º - Se a parábola está voltada para baixo (a < 0) a imagem da função é 
                                            Im(f) = {y   R/ y  Yv}

2º - Se a parábola está voltada para cima (a > 0) a imagem da função é  
                                              Im(f) = {y   R/ y > Yv}


Assim para determinar o conjunto imagem da função é preciso determinar o
  yvertice.gif (1540 bytes)
Ex: 1 - O conjunto imagem da função f(x) =  x2 - 8x + 12 é
            Im(f) = {y  R/ y > -4}


Observe as questões resolvidas




 Atividade  NÃO  copiar
1 - Determinar as raízes da função 


a) f(x) = x2 - 10x + 16           b) f(x) =  3x2 - 48x                           c) f(x) = 2x2 - 32



2 Determine as coordenadas do vértice das funções quadráticas:

a) f(x) = 2x2 - 4x + 2      b) f(x) = 3x2  - 6x - 1



c) f(x) = x2  - 4x - 3       d) f(x) = - 2x2 + 8x    

3 - Determine o conjunto imagem das funções:
a) f(x) = x2  - 6x + 5      b) f(x) = - x2  + 6x - 8                                c) f(x)  = - x2  + 4x

4 - Dada a função quadrática f(x) = - x2  + 11x  - 18, determine
a) a soma e o produto das raízes
b) as raízes da função
c) as coordenadas do vértices da função
d) o conjunto imagem da função
e) a representação gráfica da função

5 - Represente no plano cartesiano o gráfico das funções:
a) f(x) =  x2 - 4x + 4                   b) f(x) =  - x2  + 5x.





Exercício - É para copiar e resolver TE 1 e TEM 1 em 08/05/15

1 - Claudete leu 3/5 de um livro e ainda faltam 68 páginas para ela terminar de ler o livro todo. Quantas páginas têm o livro?



  2- Um copo cheio de água pesa 425g. Se jogarmos metade da água fora, seu peso cai para 280 g. O peso do copo vazio é:

3 - Na compra de um carro, foi dada uma entrada, correspondendo a um terço do seu valor, e o restante foi financiado em 24 prestações fixas de R$ 625,00. Calcule o preço do carro.

4 - Um pai querendo incentivar o filho a estudar 
matemática, combina pagar-lhe R$ 8,00 por problema que ele acertar, mas vai cobrar R$ 5,00 por problema que ele errar. Depois de 26 problemas fazem as contas e o filho nada recebe e nada deve. Quantos problemas ele acertou?




Curiosidade  NÃO É PARA COPIAR  -  Veja essas curiosidades

1 - Escolha um numero de três algarismos:
Ex: 234

Repita este numero na frente do mesmo:
234234

Agora divida por 13:
234234 / 13 = 18018

Agora divida o resultado por 11:
18018 / 11 = 1638

Divida novamente o resultado, só que agora por 7:
1638 / 7 = 234

O resultado é igual ao numero de três algarismos que você havia escolhido: 234.
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2Você sabia que adicionando o número 1 à multiplicação de quatro números consecutivos você obtém um quadrado perfeito?
Exemplo: 1*2*3*4+1 = 25
               4 * 5 * 6 * 7 + 1 = 841 que equivale a 292
                      8 * 9 * 10 * 11 + 1 = 7921  que equivale a 892
E assim por diante
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3Você acha fácil dobrar uma folha de papel? Que tal tentar dobrá-la 50 vezes?
Aqui está a folha...
Dobrando 1 vez...
Dobrando 2 vezes...Dobrando 3 vezes...
Dobrando 4 vezes...Dobrando 5 vezes...
Dobrando 6 vezes......
Você pode até conseguir dobrar 7 ou 8 vezes, mas nada além disso. Porém, por incrível que pareça, se você conseguisse dobrar a folha 50 vezes, ela apresentaria uma espessura aproximadamente igual à distância da Terra à Lua.
Observação: para dobrar uma folha 50 vezes ela deveria ter mais de 4.000.000 Km de comprimento!
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4 - Considerando o dia 4 de Maio de 2006, aos 2 minutos e 3 segundos passados da 1 hora da manhã, temos o seguinte horário seqüencial:
01:02:03 04/05/06
É uma seqüencia numérica que jamais irá se repetir.
                                                                                                                              
5 - Você sabe o que é ano-luz? É uma unidade de comprimento ou a distância que a luz percorre num período de tempo de um ano. A luz desenvolve uma velocidade de aproximadamente 300.000 km/s. Ou seja, em 1 segundo a luz percorre uma distância de 300.000 km. Se a luz percorre 300.000 km em 1 segundo, em 1 ano a luz percorre uma distância de 9.460.800.000.000 Km, mais de 9 trilhões de quilômetros em um ano! Dessa forma, quando ouvimos falar que foi descoberta uma nova galáxia que está localizada, por exemplo, a 10 anos-luz de distância da Terra, significa que ela está a uma distância de 90 trilhões de quilômetros.
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6 - 


1 x 1 = 1
11 x 11 = 121
111 x 111 = 12321
1111 x 1111 = 1234321
11111 x 11111 = 123454321
111111 x 111111 = 12345654321
1111111 x 1111111 = 1234567654321
11111111 x 11111111 = 123456787654321
111111111 x 111111111 = 12345678987654321

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7 - 
9 x 9 + 7 = 88
98 x 9 + 6 = 888
987 x 9 + 5 = 8888
9876 x 9 + 4 = 88888
98765 x 9 + 3 = 888888
987654 x 9 + 2 = 8888888
9876543 x 9 + 1 = 88888888
98765432 x 9 + 0 = 888888888
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8 - Apesar de não ser a verdadeira história da origem destes 
números não deixa de ser bastante interessante e curiosa.
Coincidências ;-)

Os números 1,2,3 e 4

Os números 5, 6, 7 e 8

O número 9

O mais interessante de todos! O número 0!
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9 - Você conhece o número mágico? 

O número é 1089 é conhecido como o número mágico. Veja 

porque: 

1 - Escolha qualquer número de três algarismos distintos: 

por exemplo, 875. 


Agora escreva este número de trás para frente e subtraia o 

menor do maior: 


875 - 578 = 297 

Agora inverta também esse resultado e faça a soma: 


297 + 792 = 1089 (o número mágico) 

2 - Digamos que o número seja 743.  Escrevendo ao 

contrário 347, subtraindo 743 - 347 = 396

Agora somando 396 + 693 = 1089 (Agora é com você)

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10 - Você sabia que a fórmula para resolver uma equação do 3º grau do tipo x3 px + q = 0 é a seguinte



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11 - O maior número primo conhecido é 232.582.657-1, que tem 9.808.358 dígitos e foi descoberto em 4/9/2006 pelos Drs. Curtis Cooper, Steven Boone e sua equipe. Este primo tem 650.000 dígitos a mais do que o maior primo encontrado por eles mesmos em dezembro de 2005.
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12 - Número primo

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13 - O valor de pi é aproximado 


As questões a seguir são questões de aplicação de função do 2º grau

  O aluno(a) é quem escolhe em copiar ou não. Você decide


1 - O diretor de uma orquestra percebeu que, com o 

 ingresso a R$ 9,00, em média 300 pessoas assistem aos 

concertos e que, para cada redução de R$ 1,00 no preço 

dos ingressos, o público aumenta de 100 espectadores. 

Qual deve ser o preço do ingresso para que a receita seja 

máxima? (Obs: Construir o gráfico)



2 - O movimento de um projétil, lançado para cima 

verticalmente, é descrito pela equação y = – 40x² + 200x

Onde y é a altura, em metros, atingida pelo projétil x 

segundos após o lançamento. A altura máxima atingida e o 

tempo que esse projétil permanece no ar correspondem, 

respectivamente, a: (Obs: Construir o gráfico)
 


a) 6,25 m, 5s               b) 250 m, 0 s            c) 250 m, 5s     

d) 250 m, 200 s      e) 10.000 m , 5s

 
 3 - Para pagar as despesas mensais de um condomínio, 
 
 ficou combinado que todos contribuiriam com a mesma 

 quantia. Num certo mês, em que as despesas totalizaram 

 R$ 360,00, devido à inadimplência de dois dos 

 condôminos, cada um dos demais foi obrigado a pagar, 

 além da sua 

 cota normal, um adicional de R$ 6,00. Qual é o número de 

condôminos? (Obs: Construir o gráfico).



 4 - Para pagar as despesas mensais de um condomínio, 

 ficou combinado que todos contribuiriam com a mesma 

 quantia. Num certo mês, em que as despesas totalizaram 

 R$ 600,00, devido à inadimplência de 4  dos condô-minos, 

 cada um dos demais foi obrigado a pagar, além da sua 

 cota normal, um adicional de R$ 5,00. Qual é o número de 

condôminos? (Obs: Construir o gráfico).



 5 - Um computador devia ser comprado por um grupo de 

 pessoas que contribuíam em partes iguais. Como 4 delas 

 desistiram, a quota de cada um aumentou em R$ 15,00. 

Quantas eram as pessoas? (Construir o gráfico)



 6 - Duas torneiras enchem um tanque em 6 horas. A 

 primeira gasta 5 horas a mais para encher esse tanque do 

 que a segunda.. Quanto tempo gastará a segunda 

 torneira, 

isoladamente, para encher esse tanque? 

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